O mercado precisa urgentemente de mais líderes. E não estamos falando apenas de pessoas em cargos de gestão. Mas sim de profissionais que têm a capacidade de liderar, motivar e dirigir pessoas.
A pesquisa Tendências Globais de Capital Humano da Deloitte, realizada em 2019, comprovou isso. Os resultados mostraram que 80% das pessoas entrevistadas enxergam a liderança como alta prioridade nos negócios. Porém, somente 41% acreditam que suas empresas possuem profissionais com esse requisito.
Esse é um valor muito baixo, levando em consideração a importância dessa competência. Mas, como mudar esse quadro? Vamos falar sobre o assunto a seguir.
De forma resumida, liderança é a habilidade de direcionar pessoas. Mas, falar sobre esse tema é falar sobre pessoas. Por isso, se trata de um conceito fluido que depende do contexto. Afinal, ela está diretamente relacionada ao ambiente de trabalho, às demandas e às necessidades da equipe.
Vale lembrar que não é porque o indivíduo chefia uma equipe, que ele é um líder. Um líder é aquele profissional que ajuda os outros a alcançar metas, motiva, recompensa, incentiva e instrui. Ele é o exemplo e consegue enxergar o melhor de cada membro da equipe, ajudando o time a usar totalmente sua capacidade em prol da empresa.
O mundo está cada vez mais volátil e complexo. Com isso, não há um caminho único para a resolução de problemas. Os antigos padrões abriram espaço para a criatividade, mas para administrar essas mudanças, é fundamental que a empresa possa contar com profissionais com características de liderança para aconselhar seus seguidores.
Diretamente relacionados à gestão de pessoas, os líderes são essenciais nos processos de uma empresa. O profissional com essas características veste a camisa da companhia, mas mais do que isso, ele transmite a cultura do negócio para os demais. Para que, dessa forma, todos os objetivos do time estejam sempre alinhados.
Ou seja: independente de qual seja o tamanho da empresa, ter uma ou várias pessoas com essa competência é meio caminho andado rumo ao sucesso.
Uma das formas mais fáceis de identificar líderes é em meio às crises. Guerras mundiais, conflitos globais e a própria pandemia do covid-19 são exemplos de períodos difíceis que exigem o aparecimento de profissionais com espírito de liderança.
A pandemia, inclusive, ditou quais habilidades são necessárias para se tornar um líder dessa geração. Quer um exemplo? Basta levar em consideração que a própria forma de trabalhar foi alterada. Os modelos tradicionais deram espaço para o home office e a tecnologia está cada vez mais inserida no cotidiano de profissionais de todas as áreas.
Sendo assim, o modelo antigo de liderança já não é mais o esperado. Mais do que nunca, as empresas precisam de líderes adaptáveis e diversos. Esses profissionais são os com maiores chances de criar oportunidades para se reinventar e encontrar soluções até para os problemas mais complexos.
Nos últimos tempos, essa tem sido uma das habilidades mais relevantes para profissionais de todas as áreas. Ser inovador significa encontrar soluções e criar estratégias para colocá-las em prática.
Saber aproveitar os talentos da equipe é uma das características mais importantes de um líder. É preciso reconhecer a importância de cada membro, orientar, parabenizar, motivar e corrigir quando necessário.
Vale lembrar que um líder é definido por seus seguidores e que cabe a ele conquistar a confiança de todos os liderados.
E por falar em confiança, para conquistá-la é imprescindível ser transparente com a equipe. Seja para compartilhar notícias boas ou más, é importante ser sincero e usar informações precisas e atualizadas.
Ser flexível significa saber se adaptar às constantes mudanças e ser resiliente a elas. Lembre-se que o surgimento de problemas é natural. Cabe ao líder ter confiança, manter a equipe motivada e realizar todas as ações necessárias para solucioná-los.
Uma das principais características de um líder é saber delegar. Ele não precisa fazer tudo sozinho, pelo contrário. Um verdadeiro líder confia em sua equipe, sabe envolvê-los, auxiliá-los e ouví-los. Afinal, eles possuem talentos fundamentais para a equipe.
Pode parecer contraditório, mas ao mesmo tempo em que as coisas devem ser bem feitas, elas também devem ser realizadas com rapidez. Quando o profissional ocupa um cargo de liderança, as demandas são cada vez maiores. Por isso, é preciso ser ágil para obter todos os resultados esperados.
Finalmente, precisamos ressaltar que a liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida. É claro que existem pessoas que já possuem uma pré-disposição para serem líderes. Mas mesmo as que não nasceram com essa facilidade podem aprendê-las.
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