BLOG

Me formei em coaching! E agora?

Descubra como se destacar em uma das profissões que mais crescem no mundo.

Descubra quais são os primeiros passos que você deve realizar após finalizar a formação em coaching e coloque-os em prática agora mesmo.

Após a finalização de qualquer etapa, é normal surgirem dúvidas sobre os próximos passos. Mas, quando estamos falando de uma formação em coaching, essas dúvidas podem ser ainda maiores. Afinal, além das responsabilidades da nova função, o coach geralmente também passa por uma transformação na vida pessoal e na carreira após se formar.

É claro que existem pessoas que já buscam a formação em coaching com um objetivo específico. Elas normalmente estão em busca de aperfeiçoamento na área ou já atuam em um setor específico e desejam utilizar as ferramentas do coaching no seu desenvolvimento profissional. Porém, também existem aqueles cuja formação em coaching apresentou novos caminhos a serem traçados. E para esses, pode ser mais difícil saber o que fazer logo após o curso.

Sua meta era se formar em coach e agora você não sabe qual caminho seguir? A seguir nós vamos te mostrar quais são os primeiros passos que você deve dar para ser bem sucedido na área.

Autoconhecimento

A primeira coisa que precisamos te dizer é que não existe um caminho pronto. Cada indivíduo tem sua própria experiência e é justamente por essa razão que o autoconhecimento é tão importante. Durante o curso, você desenvolve sua inteligência emocional e depois dele, está na hora de colocar em prática tudo o que foi aprendido de forma lógica. Nesse momento, procure reservar um tempo para refletir sobre as razões que levaram você a realizar o curso e responda às seguintes perguntas:

  • Por que você buscou a formação em coaching?
  • O que essa formação despertou em você?
  • Quais insights você teve?
  • Quais possibilidades você vislumbrou?
  • Quais partes do curso causaram maior impacto em você?

Analise a profissão

Essa é a hora de definir ao certo o que você vai fazer com todo o conhecimento que adquiriu. E para tomar essa decisão, é preciso reconhecer todas as possibilidades que a formação em coaching oferece. O profissional que se formou em coach pode utilizar o curso como uma ferramenta para autoconhecimento, por exemplo.

Porém, o curso também pode aflorar em você a necessidade de ajudar o próximo. Você pode doar seu tempo, conhecimento e esforços para auxiliar outras pessoas a desenvolverem seus potenciais. É nesse momento que você decide seguir carreira, prestar consultorias e criar um novo negócio.

Escolha um nicho

Finalmente, chegou o momento de colocar toda a teoria em prática. A formação em coaching oferece inúmeros nichos e é fundamental ser assertivo na hora de definir qual será sua área de atuação. Algumas das opções que você pode escolher, são:

  • Coaching familiar;
  • Coaching esportivo;
  • Coaching de saúde;
  • Coaching educacional;
  • Coaching de carreira;
  • Coaching de negócios;
  • Coaching de liderança;
  • Coaching de vendas;
  • Coaching financeiro;
  • Líder coaching;
  • Coaching de equipes;
  • Coaching de qualidade de vida;
  • Coaching espiritual;
  • Coaching jurídico.

Está em dúvida sobre qual é a melhor opção para você? Procure dar preferência para a sua área de excelência e tome uma decisão que esteja alinhada com seus objetivos de vida e sua missão. Além disso, também leve em consideração qual desses nichos despertam maior interesse, em quais deles você já vivenciou uma transformação ou superação e qual te daria maior prazer?

Encontre o seu público

Após escolher o nicho de atuação, está na hora de definir seu público-alvo e encontrá-lo. Descubra quais são as pessoas que você deseja atender e utilize ferramentas, especialmente de marketing, para entrar em contato com elas. Você pode fazer isso compartilhando conteúdos relevantes nas redes sociais, escrevendo artigos para blogs, realizando palestras e até mesmo fazendo webinários. Todas essas ferramentas podem te ajudar a se posicionar no mercado e a mostrar ao público que você domina o assunto.

Defina a forma de trabalho

Assim como não existe um caminho exato para quem acaba de finalizar a formação em coaching, também não existem regras no que diz respeito aos atendimentos. Afinal, cada indivíduo possui suas particularidades. Porém, antes de começar, é importante definir alguns pontos, como de que formas serão realizados os atendimentos? Você vai realizar consultorias presenciais, à distância ou híbridas? Quais metodologias servirão como base?


Ao responder essas perguntas, você já vai estar preparado para iniciar seu trabalho como coach e inspirar pessoas a desenvolverem todo o seu potencial. Mas, se você chegou até aqui e ainda não realizou sua formação em coaching, clique aqui e conheça os cursos do Instituto Imediatta.

VEJA NOSSOS CURSOS

Gostou desta matéria? Então compartilhe agora mesmo:
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
VEJA TAMBÉM

Conheça as principais ferramentas para um processo de gestão eficiente nas empresas

Como é o mercado de trabalho para Coach?

Descubra como se destacar em uma das profissões que mais crescem no mundo.

5 métodos de organização para sua vida

Aprenda a aplicar alguns dos principais métodos de organização.

Uma empresa do

Logo Grupo Imediatta

Somos licenciados e parceiros​

Logo IBCI

Cursos

Coach Profissional em Desenvolvimento Humano

Professional Coach

Coaching Executivo

Executive Coach

Liderança Organizacional

Organizational Leadership

Análise Comportamental DISC

Rua Brigadeiro Franco, 3309 - Rebouças | Curitiba - Paraná
Av. São Sebastião, N° 50, Sala 02 - Centro | Quatro Barras - Paraná