BLOG

Me formei em coaching! E agora?

Descubra como se destacar em uma das profissões que mais crescem no mundo.

Descubra quais são os primeiros passos que você deve realizar após finalizar a formação em coaching e coloque-os em prática agora mesmo.

Após a finalização de qualquer etapa, é normal surgirem dúvidas sobre os próximos passos. Mas, quando estamos falando de uma formação em coaching, essas dúvidas podem ser ainda maiores. Afinal, além das responsabilidades da nova função, o coach geralmente também passa por uma transformação na vida pessoal e na carreira após se formar.

É claro que existem pessoas que já buscam a formação em coaching com um objetivo específico. Elas normalmente estão em busca de aperfeiçoamento na área ou já atuam em um setor específico e desejam utilizar as ferramentas do coaching no seu desenvolvimento profissional. Porém, também existem aqueles cuja formação em coaching apresentou novos caminhos a serem traçados. E para esses, pode ser mais difícil saber o que fazer logo após o curso.

Sua meta era se formar em coach e agora você não sabe qual caminho seguir? A seguir nós vamos te mostrar quais são os primeiros passos que você deve dar para ser bem sucedido na área.

Autoconhecimento

A primeira coisa que precisamos te dizer é que não existe um caminho pronto. Cada indivíduo tem sua própria experiência e é justamente por essa razão que o autoconhecimento é tão importante. Durante o curso, você desenvolve sua inteligência emocional e depois dele, está na hora de colocar em prática tudo o que foi aprendido de forma lógica. Nesse momento, procure reservar um tempo para refletir sobre as razões que levaram você a realizar o curso e responda às seguintes perguntas:

  • Por que você buscou a formação em coaching?
  • O que essa formação despertou em você?
  • Quais insights você teve?
  • Quais possibilidades você vislumbrou?
  • Quais partes do curso causaram maior impacto em você?

Analise a profissão

Essa é a hora de definir ao certo o que você vai fazer com todo o conhecimento que adquiriu. E para tomar essa decisão, é preciso reconhecer todas as possibilidades que a formação em coaching oferece. O profissional que se formou em coach pode utilizar o curso como uma ferramenta para autoconhecimento, por exemplo.

Porém, o curso também pode aflorar em você a necessidade de ajudar o próximo. Você pode doar seu tempo, conhecimento e esforços para auxiliar outras pessoas a desenvolverem seus potenciais. É nesse momento que você decide seguir carreira, prestar consultorias e criar um novo negócio.

Escolha um nicho

Finalmente, chegou o momento de colocar toda a teoria em prática. A formação em coaching oferece inúmeros nichos e é fundamental ser assertivo na hora de definir qual será sua área de atuação. Algumas das opções que você pode escolher, são:

  • Coaching familiar;
  • Coaching esportivo;
  • Coaching de saúde;
  • Coaching educacional;
  • Coaching de carreira;
  • Coaching de negócios;
  • Coaching de liderança;
  • Coaching de vendas;
  • Coaching financeiro;
  • Líder coaching;
  • Coaching de equipes;
  • Coaching de qualidade de vida;
  • Coaching espiritual;
  • Coaching jurídico.

Está em dúvida sobre qual é a melhor opção para você? Procure dar preferência para a sua área de excelência e tome uma decisão que esteja alinhada com seus objetivos de vida e sua missão. Além disso, também leve em consideração qual desses nichos despertam maior interesse, em quais deles você já vivenciou uma transformação ou superação e qual te daria maior prazer?

Encontre o seu público

Após escolher o nicho de atuação, está na hora de definir seu público-alvo e encontrá-lo. Descubra quais são as pessoas que você deseja atender e utilize ferramentas, especialmente de marketing, para entrar em contato com elas. Você pode fazer isso compartilhando conteúdos relevantes nas redes sociais, escrevendo artigos para blogs, realizando palestras e até mesmo fazendo webinários. Todas essas ferramentas podem te ajudar a se posicionar no mercado e a mostrar ao público que você domina o assunto.

Defina a forma de trabalho

Assim como não existe um caminho exato para quem acaba de finalizar a formação em coaching, também não existem regras no que diz respeito aos atendimentos. Afinal, cada indivíduo possui suas particularidades. Porém, antes de começar, é importante definir alguns pontos, como de que formas serão realizados os atendimentos? Você vai realizar consultorias presenciais, à distância ou híbridas? Quais metodologias servirão como base?


Ao responder essas perguntas, você já vai estar preparado para iniciar seu trabalho como coach e inspirar pessoas a desenvolverem todo o seu potencial. Mas, se você chegou até aqui e ainda não realizou sua formação em coaching, clique aqui e conheça os cursos do Instituto Imediatta.

VEJA NOSSOS CURSOS

Gostou desta matéria? Então compartilhe agora mesmo:
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
VEJA TAMBÉM

6 habilidades que o líder pós-pandemia deve possuir

Conheça as principais ferramentas para um processo de gestão eficiente nas empresas

Como é o mercado de trabalho para Coach?

Descubra como se destacar em uma das profissões que mais crescem no mundo.

Uma empresa do

Venha conhecer mais uma de nossas empresas

Imediatta-RH

Cursos

Análise Comportamental DISC

Rua Brigadeiro Franco, 3309 - Rebouças | Curitiba - Paraná