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6 habilidades que o líder pós-pandemia deve possuir

O mercado precisa urgentemente de mais líderes. E não estamos falando apenas de pessoas em cargos de gestão. Mas sim de profissionais que têm a capacidade de liderar, motivar e dirigir pessoas.

A pesquisa Tendências Globais de Capital Humano da Deloitte, realizada em 2019, comprovou isso. Os resultados mostraram que 80% das pessoas entrevistadas enxergam a liderança como alta prioridade nos negócios. Porém, somente 41% acreditam que suas empresas possuem profissionais com esse requisito.

Esse é um valor muito baixo, levando em consideração a importância dessa competência. Mas, como mudar esse quadro? Vamos falar sobre o assunto a seguir.

O que é liderança?

De forma resumida, liderança é a habilidade de direcionar pessoas. Mas, falar sobre esse tema é falar sobre pessoas. Por isso, se trata de um conceito fluido que depende do contexto. Afinal, ela está diretamente relacionada ao ambiente de trabalho, às demandas e às necessidades da equipe.

Vale lembrar que não é porque o indivíduo chefia uma equipe, que ele é um líder. Um líder é aquele profissional que ajuda os outros a alcançar metas, motiva, recompensa, incentiva e instrui. Ele é o exemplo e consegue enxergar o melhor de cada membro da equipe, ajudando o time a usar totalmente sua capacidade em prol da empresa.

Por que essa função é tão importante?

O mundo está cada vez mais volátil e complexo. Com isso, não há um caminho único para a resolução de problemas. Os antigos padrões abriram espaço para a criatividade, mas para administrar essas mudanças, é fundamental que a empresa possa contar com profissionais com características de liderança para aconselhar seus seguidores.

Diretamente relacionados à gestão de pessoas, os líderes são essenciais nos processos de uma empresa. O profissional com essas características veste a camisa da companhia, mas mais do que isso, ele transmite a cultura do negócio para os demais. Para que, dessa forma, todos os objetivos do time estejam sempre alinhados.

Ou seja: independente de qual seja o tamanho da empresa, ter uma ou várias pessoas com essa competência é meio caminho andado rumo ao sucesso.

Líderes e as crises

Uma das formas mais fáceis de identificar líderes é em meio às crises. Guerras mundiais, conflitos globais e a própria pandemia do covid-19 são exemplos de períodos difíceis que exigem o aparecimento de profissionais com espírito de liderança.

A pandemia, inclusive, ditou quais habilidades são necessárias para se tornar um líder dessa geração. Quer um exemplo? Basta levar em consideração que a própria forma de trabalhar foi alterada. Os modelos tradicionais deram espaço para o home office e a tecnologia está cada vez mais inserida no cotidiano de profissionais de todas as áreas.

Sendo assim, o modelo antigo de liderança já não é mais o esperado. Mais do que nunca, as empresas precisam de líderes adaptáveis e diversos. Esses profissionais são os com maiores chances de criar oportunidades para se reinventar e encontrar soluções até para os problemas mais complexos.

Quais habilidades um líder precisa desenvolver?

Inovação

Nos últimos tempos, essa tem sido uma das habilidades mais relevantes para profissionais de todas as áreas. Ser inovador significa encontrar soluções e criar estratégias para colocá-las em prática.

Capacitar

Saber aproveitar os talentos da equipe é uma das características mais importantes de um líder. É preciso reconhecer a importância de cada membro, orientar, parabenizar, motivar e corrigir quando necessário.

Vale lembrar que um líder é definido por seus seguidores e que cabe a ele conquistar a confiança de todos os liderados.

Honestidade

E por falar em confiança, para conquistá-la é imprescindível ser transparente com a equipe. Seja para compartilhar notícias boas ou más, é importante ser sincero e usar informações precisas e atualizadas.

Flexibilidade

Ser flexível significa saber se adaptar às constantes mudanças e ser resiliente a elas. Lembre-se que o surgimento de problemas é natural. Cabe ao líder ter confiança, manter a equipe motivada e realizar todas as ações necessárias para solucioná-los.

Delegar

Uma das principais características de um líder é saber delegar. Ele não precisa fazer tudo sozinho, pelo contrário. Um verdadeiro líder confia em sua equipe, sabe envolvê-los, auxiliá-los e ouví-los. Afinal, eles possuem talentos fundamentais para a equipe.

Agilidade

Pode parecer contraditório, mas ao mesmo tempo em que as coisas devem ser bem feitas, elas também devem ser realizadas com rapidez. Quando o profissional ocupa um cargo de liderança, as demandas são cada vez maiores. Por isso, é preciso ser ágil para obter todos os resultados esperados.

Finalmente, precisamos ressaltar que a liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida. É claro que existem pessoas que já possuem uma pré-disposição para serem líderes. Mas mesmo as que não nasceram com essa facilidade podem aprendê-las.

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